Pular para o conteúdo

ANO LETIVO – Comissão terá reunião com a Seed para cobrar solução para problemas na rede estadual de ensino

Encontro está marcado para o próximo dia 21 e tratará dos principais problemas relacionados ao início do ano letivo

Os deputados que fazem parte da Comissão de Educação, Desportos e Lazer da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), definiram que na próxima quinta-feira (21) será realizada uma reunião com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) para discutir problemas que afetam o ensino nas escolas estaduais da capital e do interior.

A decisão foi tomada durante reunião realizada após a sessão ordinária desta quinta-feira (14), no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, quando os parlamentares iniciaram a definição de um plano de trabalho anual.

Conforme o presidente da comissão, deputado Evangelista Siqueira (PT), alguns assuntos precisam ser resolvidos de imediato para que os alunos não sejam ainda mais prejudicados. “Nossa urgência é o início do ano letivo, sobretudo no que tange a questão de professores, transporte escolar e alimentação, porque essas preocupações se tornam maiores, principalmente porque já temos um calendário de aulas que começou com atraso na capital, mas no interior ainda não.”

Evangelista destacou que será cobrado um posicionamento da Seed com relação ao planejamento do ano letivo. “Vamos cobrar explicações sobre o que será feito, qual foi o planejamento da Secretaria em relação a reposição desses dias de aula que estarão pendentes, e como que fica a questão dos professores, dos pais, a programação familiar e a própria programação da Secretaria de Educação”, pontuou.

Durante a reunião a deputada Lenir Rodrigues (PPS), vice-presidente da comissão, também questionou sobre a situação da educação escolar indígena. “Levantei vários questionamentos entre eles, por que que a educação escolar indígena tem que começar por último? Por que não teve a prioridade? E também sobre o princípio constitucional da autonomia dos povos, pois, se a comunidade acha que tem condições de iniciar as aulas, ela tem todo o direito de começar.”

A parlamentar comentou ainda a situação dos alunos que moram no Baixo Rio Branco, que após a desativação da Escola Estadual Celestino da Luz, estão sem unidade com oferta de Ensino Médio. “Também aproveitei para questionar a reativação da escola Celestino da Luz, localizada no Caicubi, em Caracaraí, porque é um absurdo passar anos e essa escola, que foi desativada, não reiniciar com o ensino médio para juventude do Baixo Rio Branco”, acrescentou.

A deputada Tayla Peres (PRTB) também participou da reunião e citou pendências na Secretaria de Educação, entre elas a situação do Centro de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães, localizado no Parque de Exposição Dandãezinho, ao qual ela convidou os outros membros da Comissão para realizarem uma visita para averiguação do local.

Texto: Jéssica Sampaio

Foto: Alex Paiva

SupCom ALE-RR

Compartilhar
banner assembleia 300x300
banner assembleia 120x600

Arquivos

banner assembleia 120x240
banner assembleia 125x125
banner assembleia 160x600

Notícias Relacionadas